Projeto A Volta ao Mundo em 198 Livros

Quando vi esse post da Camila Navarro, do blog Viaggiando, fiquei imediatamente tentada a copiar o roteiro da viagem que ela está para começar, afinal, sempre sonhei com uma volta ao mundo (ainda que de forma meio alternativa): a proposta é ler um livro de cada um dos 193 países reconhecidos pela ONU e também dos dois estados-observadores desse ente (Palestina e Vaticano) e de Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental, totalizando 198 livros.

A inspiração veio da Ann Morgan, que teve a ideia depois de se dar conta do quão reduzido era o espectro geográfico dos livros que costumava ler. A partir das justificativas dela, fui forçada à mesma constatação: minha estante é uma grande coleção de livros ingleses ou norte-americanos, passando por alguns brasileiros, franceses e russos. O resto é exceção. Uma vergonha!

E isso porque sempre gostei de ler. Não consigo lembrar quando surgiu esse gosto. No colégio, enquanto todo mundo achava um sacrifício ler uma pequena lista de livros obrigatórios, para mim, ela era só um ponto de partida. Uma coisa é certa: foram os livros que me fizeram ter consciência de que o mundo é muito maior e mais diverso do que o que está ao alcance dos meus olhos e que me instigaram a conhecer de perto outros lugares, outros modos de viver, a viajar.

Depois de descobrir tantos lugares por meio dos livros, já fiz as malas e comecei a me aventurar pelo mundo real, experiências maravilhosas e insubstituíveis. Mas eis que, não tendo (ainda!) conseguido percorrer o mundo inteiro, decidi tentar fazer essa viagem pela literatura e, fazendo o caminho inverso, trazer um pouco mais de cor e diversidade às minhas leituras.

Ao me propor essa expedição, terei uma limitação não enfrentada pela Ann Morgan e pela Camila, porque não leio em língua inglesa (bom, até leio, mas não com a fluência que uma leitura prazerosa exige). Isso tende a reduzir as minhas opções em relação a “destinos mais remotos” (pode até impedir algumas “visitas”…). Mas, do mesmo jeito que não falar inglês fluentemente ainda não me impediu de ir a nenhum destino, acho que vou encontrar uma solução adequada – quem sabe, procurando algum texto mais curto do que um romance inteiro –, para que a leitura não se torne cansativa. Enfim, quando a questão se tornar um problema, decido. Não sei se vou ter pique para concluir esse projeto, mas, até onde conseguir chegar, sei que valerá a pena.

Aproveitarei os planos já traçados pela Camila aqui e também irei acompanhá-la em cada destino sorteado. O primeiro será a República Tcheca, e a partida é no dia 01.08.2013, sem data para terminar!

Anúncios

28 Responses to “Projeto A Volta ao Mundo em 198 Livros”


  1. 1 Camila Navarro 24/07/2013 às 6:47

    Bem-vinda a bordo, Wanessa! 🙂

  2. 3 anacalabria 24/07/2013 às 22:19

    Oi Wanessa, também estou a fim de participar do projeto de Camila! E através do blog dela cheguei no seu. Gostei muito e resolvi seguir no meu, tudo bem?

  3. 5 Carla 25/07/2013 às 8:08

    Que bacana, Wanessa! Sabe, eu acho que você vai acabar encarando a leitura em inglês como parte do processo e vai descobrir que não vai ser tão penoso assim… Sem contar que o seu inglês vai melhorar à beça!

    Vejo isso acontecer com os meus alunos todos os dias. Eles chegam às disciplinas de literatura sem muita segurança para encarar um romance inteiro, poemas e tal. Mas, como não têm outra alternativa, têm que mergulhar de cabeça – e os resultados são ótimos!

    Faz o que você pensou mesmo, começa com um texto menorzinho pra dar o pontapé inicial, e segue em frente. O truque é não se abalar com qualquer palavra que você não conheça, porque ninguém aguenta ler grudado no dicionário, né? 😉

    • 6 Wanessa 28/07/2013 às 17:15

      Oi, Carla!
      Obrigada pela força! Eu estou tão empolgada que sei que vou pelo menos tentar. Ruanda vai ser o primeiro desafio. Eu até já li alguns romances em inglês – e sem enfrentar muita dificuldade! -, mas são textos bem simples, como romances policiais ou a chamada chick-lit. Vamos ver o que acontece com um texto menos “amigável”…
      Vi seu comentário sobre os autores de Ruanda no Viaggiando e vou comentar lá também, porque já estou na busca pelo livro.

      • 7 Carla 28/07/2013 às 22:33

        Pois então já me comprometo com você agora: se ficar empacada em algum trecho difícil, pode me acionar que eu te ajudo! Já estou vendo que vou também tentar encarar a empreitada junto com vocês mesmo… 😉

        • 8 Wanessa 30/07/2013 às 8:05

          Ahhh! Obrigadíssima, Carla! Espero não incomodá-la muito!
          Vai ser ótimo contar com as suas dicas de inglês e também quanto à escolha dos livros.

  4. 9 Lu Malheiros 29/07/2013 às 23:18

    Wanessa,
    Que legal! Também vi o post da Camila e adorei a ideia!
    Olha, quanto ao inglês, concordo com a Carla, não desanime. Eu e o inglês temos uma relação antiga de amor e ódio. Minha primeira professora de inglês foi péssima (pessoal e profissionalmente) e só segui estudando a língua por que minha mãe me obrigou (fato único, sempre gostei de estudar). Hoje em dia, por conta do trabalho, leio quase tudo em inglês. No início é complicado, mas é só uma questão de persistência.
    Bjs

    • 10 Wanessa 30/07/2013 às 8:18

      Lu, estou tão determinada que acho que vou conseguir superar essa dificuldade, viu!
      Nunca gostei de inglês e também tentei estudar quando era criança, mas, na minha cidade, só tinha uma escola, e eu não me adaptei ao método de ensino de jeito nenhum (e a minha mãe não foi tão persuasiva quanto a sua 🙂 ) Pra completar, ainda escolhi trabalhar numa área em que o inglês não é tão necessário. Acabei ficando com essa “falha de caráter”. Recentemente, tentei fazer um curso outra vez, mas não deu certo, porque minha compreensão oral e escrita é muito maior do que a minha capacidade de falar, e eu achava as aulas chatíssimas, porque eram muito básicas. Acho que eu deveria buscar aulas personalizadas. Mas agora, pelo menos em relação à leitura, estou bem motivada para aprender mais.
      Obrigada pelo incentivo!

  5. 11 Vagner Lima 22/09/2013 às 16:54

    Muito Legal!
    Gostei Do Seu Blog!

  6. 13 Dan 04/10/2013 às 17:45

    Parabéns! Gostei muito do seu blog.

    Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma “viajada” por lá… é Muita Viagem! =)

    Muita Viagem – blog com relato de viagens

  7. 14 Nareza Barros 11/11/2013 às 7:08

    Olá Wanessa! Amei o seu blog! Adorei as dicas do Peru, gostaria de tirar umas dúvidas, seu roteiro é ótimo! Você pode me enviar um e-mail? Preciso muito da sua ajuda. Narezzabarros@gmail.com

    Se puder me ajudar, eu irei ficar imensamente grata!

    • 15 Wanessa 11/11/2013 às 9:13

      Olá, Nareza! Ao invés do email, que tal você deixar suas duvidas na caixa de comentários aqui no blog mesmo? Assim, outras pessoas poderão ler esses comentários depois e isso já ajudará a montar seus próprios roteiros.

  8. 16 marianakim13 24/11/2013 às 11:54

    Olá! Também estou a seguir o projecto da Camila e decidi embarcar numa aventura semelhante! Boa sorte com as leituras, irei adicionar este blog aos meus links no wordpress 😉

    Mariana Almeida

    http://voltaaomundocomlivros.wordpress.com/

  9. 18 Karen Duarte 24/01/2014 às 17:22

    Muito bom o seu blog Wanessa! Morei dois anos na Europa e viajei muito. Foram mais de cinquenta cidades visitadas. 🙂 Voltei para o Brasil alguns meses atrás e comecei a escrever para compartilhar um pouco toda essa experiência. Quem viaja, sabe o quanto vivemos intesamente e aprendemos muito.
    Se tiver interesse, visita meu blog http://vidadeviajante.com
    Abraços!

  10. 21 Susana 04/02/2014 às 12:21

    Olá Wanessa,

    O meu nome é Susana e trabalho num agencia de viagens online.
    Gostaria de saber o seu endereço de email para entrar em contato para uma possível colaboração.

    Obrigada!

    Com os melhores cumprimentos,
    Susana

  11. 22 hieripad hack 01/04/2014 às 21:33

    Wonderful challenges right here. We are incredibly glad to visit your write-up. Thanks a lot a lot with this particular having a look onward to feel an individual. Can you you need to decline me a e-mail?

  12. 23 Joana Luiz 26/10/2014 às 11:08

    Que ideia genial! Adorei. 😀

  13. 24 Guilherme 02/05/2015 às 14:04

    Parabéns pelo blog Wanessa, tem muito conteúdo que sem dúvidas irá ajudar muitas pessoas ainda 😉
    Estarei acompanhado… abraços!!

  14. 25 Susi 15/02/2016 às 15:36

    Que show 😀
    Faz tempo o post… Mas achei muito interessante

    Parabéns pelo blog!

  15. 26 Lays Rodrigues 22/02/2016 às 17:54

    Muito legal o seu blog. Me interesso bastante por viagens. Parabéns!
    Segue de volta? http://www.thetravelingclub.com

  16. 27 josianebravo 06/05/2016 às 14:18

    Oi Wanessa, descobri seu blog através do blog da Camila. Parabéns pelo blog, que está cheio de conteúdo bacana e bem escrito. Eu me apaixonei por este projeto e já estou cogitando em iniciá-lo. Eu já li alguns livros de autores gregos, italianos, entre outros, não sei se isso conta para o projeto. Eu sou apaixonada por livros e este projeto é perfeito para nos motivar a ir mais além dos tradicionais livros de autores mais conhecidos, muitos deles americanos. Uma curiosidade, vi que este post é de 2013, ou seja, já tem 3 anos. Você chegou a concluir o projeto? Tem algum post no qual você chegou a comentar sobre os livros que você leu?
    Desde já, muito obrigada pela atencão.

    Beijos,
    Josiane Bravo


  1. 1 Volta ao mundo em#198livros: como anda a minha jornada | Ideias na mala Trackback em 08/05/2014 às 2:05
Comments are currently closed.



Blogs de Viagem

%d blogueiros gostam disto: