Alugar apartamento de temporada em Buenos Aires vale a pena?

Apartamentos

Nas últimas vezes em que fui a Buenos Aires, troquei o hotel por um apartamento. Só fiquei em hotel na primeira visita à cidade, e isso mesmo porque, nessa época, o aluguel ainda não estava tão disseminado, e, como eu não conhecia a cidade, fiquei insegura quanto à melhor localização.

A minha impressão é de que alugar apartamento proporciona uma experiência mais próxima da “vida normal” dos moradores da cidade, já que, tendo uma casa, a gente vai ao supermercado, à lavanderia, conversa com o porteiro, com o zelador etc. 

É claro que existem desvantagens ao optar pelo aluguel temporário. A mais óbvia é a falta dos serviços que um hotel oferece, como recepção e serviço de quarto 24h, arrumadeira todo dia, café-da-manhã. 

Mas não ter serviço de quarto abre duas opções igualmente interessantes: encher a geladeira de lanchinhos deliciosos ou explorar os cafés e restaurantes do bairro (e, acredite, BsAs é cheia de ótimas surpresas em cada esquina). 

É claro que, por não ter uma recepção funcionando 24 horas, ao alugar um apartamento, é preciso certa organização para fazer o check in e o check out. Algumas agências cobram uma taxa extra para entregar o apartamento fora do horário comercial ou nos fins de semana; outras, podem não entregar durante a madrugada, mesmo que o cliente se proponha a pagar um acréscimo. Mas tudo isso pode ser resolvido com planejamento e com um telefonema logo que o avião pousar, para fazer com que o procedimento de entrega seja mais rápido. 

Pode até surgir uma certa insegurança ao alugar um apartamento em outro país, afinal, se houver algum problema, como resolver? Mas a verdade é que, hoje, esse negócio está muito profissionalizado, e são raros os relatos de pessoas que se decepcionaram com o aluguel. Fazer uma boa pesquisa, com exame minucioso das fotos e uma leitura cuidadosa das características do apartamento e das regras do contrato também previnem problemas. E também não há garantias de que o hotelzinho que parece charmoso e confortável nas fotos do site seja assim ao vivo… 

Mas a grande vantagem do apartamento é o precinho amigo. Numa determinada faixa de preço, é possível alugar um apartamento muito melhor e mais espaçoso do que um quarto de hotel de preço equivalente. Assim: se você se dispõe a pagar U$100,00 de diária, pode escolher entre um hotel médio numa localização sem graça e um apartamento de luxo! 

E, se procurar um apartamento com o mesmo nível de conforto daquele hotel médio, vai pagar menos da metade do preço do hotel, e, provavelmente, conseguirá uma localização melhor. Hoje, por cerca de U$ 300,00 dólares (ou até menos, sabendo pesquisar), um casal pode se hospedar em BsAs por 07 dias em um estúdio confortável e com excelente localização. U$43,00 por dia é um preço imbatível!

Esse post do Idas & Vindas  tem muitas informações importantes sobre o aluguel de apartamentos em Buenos Aires. Neste outro, do Viaje na Viagem, há uma lista de várias imobiliárias que oferecem o serviço (eu mesma só testei a ByTArgentina e recomendo).

Anúncios

19 Responses to “Alugar apartamento de temporada em Buenos Aires vale a pena?”


  1. 1 claudia molina 16/12/2009 às 12:09

    procuro apartamento para estudantes, em 15 dias de janeiro para 4 pessoas . No centro de Buenos aires. A universidade fica em Marcelo t alvelar obrigada claudia

  2. 3 lorebarcan 17/12/2009 às 10:35

    Seguramente va a ser una temporada muy buena ya que el turismo está cada vez mejor en Argentina y es una industria en crecimiento. Por otro lado, hay una gran cantidad de ofertas de Apartamentos en buenos aires que son muy buenos. El año pasado utilicé este servicio y me fue muy bien.
    Lo recomiendo!
    Caro

  3. 4 jeffrey 13/03/2010 às 16:25

    a 2a vez em que estive na capital argentina fiquei uma semana em um apartamento com a minha namorada. foi uma escolha excelente! tanto pelo preço (U$260) quanto, como você disse, por ser uma experiência mto próxima do dia a dia. a empresa (a Al Sol) foi muito correta em todas as etapas, o apartamento estava impecável e a sensação de acordar e “ter que ir” tomar café da manhã em um dos inúmeros cafés contribuiíram muito para uma ótima semana por lá. voltaremos em breve e ficaremos em ap, com certeza. \o

  4. 6 emma 26/09/2010 às 20:47

    Vc. poderia informar a melhor localização para que 5 sras. possam ficar em Buenos Aires? Gostaria de saber nome de rua,bairro, se possível a agência de aluguel de apt. e nome de algum guia turístico.

    Grata.

  5. 8 NESTOR 14/02/2012 às 10:09

    Ola! Estou procurando studio en Recoleta, o que voce acha destes enderecos?

    Libertador y Libertad II;
    Peña y Azcuenaga I;
    Peña y Ayacucho I;

    Gracias!

    • 9 Wanessa 14/02/2012 às 18:40

      Olá, Nestor! Peña y Azcuenaga e Peña y Ayacucho são bem próximos entre si. Essa região é interessante, tem vários cafés e dá para ir caminhando para a Avenida Santa Fé, que tem ótimas lojas e livrarias, e até para o centro, se você gostar de caminhadas. Estes têm estação de metrô mais perto que sua outra opção. Acho uma ótima escolha. Libertador y Libertad: também é uma ótima localização. A Libertador é uma avenida enorme, que facilita seus deslocamentos de táxi pela cidade. Também tem um shopping perto (Patio Bullrich) e caminhar por essa parte da Recoleta é sempre gostoso. Note que as ruas dessa parte da cidade são menos movimentadas e têm menos comércio que suas outras opções. Se tiver outras dúvidas, deixe por aqui.

  6. 10 lu. 20/03/2012 às 13:36

    Olá,

    estarei indo a buenos aires em setembro, gostaria de saber se voces podem me ajudar.. não faço ideia de onde ficar.. queria alugar um ap. que tenha facilidade de locomoção, proximo a alguns lugares estratégicos como pontos turisticos, supermercados, lojas…

    obrigada.

  7. 12 flavia 16/09/2012 às 19:06

    Olá,
    estou querendo Ir à Buenos Aires em Novembro com meus filhos de 13 e 10 anos, dá certo alugar apartamentos com eles? Vi Uma opção vc poderia me dizer se essa localização é boa?
    http://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=&dia_ing=&mes_ing=&ano_sal=&dia_sal=&mes_sal=&apartmentclose=&view=4976
    Agadeço a atenção,
    Flávia

    • 13 Wanessa 16/09/2012 às 21:27

      Oi, Flávia!
      acho que não haverá nenhum problema em alugar apartamento na viagem com seus filhos. Uma coisa boa é que o apartamento permite fazer refeições em casa. Os seus filhos já são grandinhos, não precisam mais de uma rotina muito definida, mas ter uma cozinha à disposição pode ser bom pra evitar fazer todas as refeições em restaurantes, especialmente se a viagem for mais longa.

      A localização que você escolheu é boa, tem tudo o que você vai precisar por perto e ainda poderá fazer bons passeios a pé a partir de lá. Certifique-se de que o apartamento fica em andar alto, porque a Av. Pueyrredon é bem movimentada e barulhenta.

      Dito isso, chamo a sua atenção apenas para um detalhe: a Argentina anda passando por muitas mudanças no que diz respeito à política de câmbio. Tenho lido que está muito difícil para as pessoas terem acesso a dólares no país. Até onde eu sabia, a imobiliária ByT trabalhava com um sistema de caução (logo na chegada, você paga o aluguel e deixa o mesmo valor depositado com o dono do apartamento, tudo em dólares). Eu não sei se esse procedimento é admitido pelas normas atuais da Argentina ou se imobiliária fez alguma alteração para se adaptar. Usei várias vezes o serviço dessa agência e sempre deu tudo certo. Mas, considerando a política de câmbio atual, eu mandaria um e-mail para a ByT para evitar qualquer dúvida sobre a questão do pagamento e da caução em dólares.
      Boa viagem!

      • 14 flavia 19/09/2012 às 21:36

        Oi Wanessa,
        O que vc acha dessa localização
        http://www.4rentargentina.com/apartamentos-em-buenos-aires/recoleta/billinghurst-e-pena-i-2381.html?din=10/11/2012&dou=17/11/2012&people=4
        desculpe te incomodar com isso mas estou em dúvida! Essa região é segura?
        Obrigada pelas dicas!
        Flavia

        • 15 Wanessa 19/09/2012 às 22:47

          Flávia, não é nenhum incômodo!
          Essa localização não tem muitas atrações turísticas por perto, o que não é necessariamente ruim, mas vai fazer com que você fique dependente de algum tipo de transporte para todos os passeios. É uma região residencial, mas com bastante comércio nas ruas principais (como a Las Heras). Vi no mapa que tem um grande hospital por perto. Sobre a segurança em Buenos Aires, minha experiência mais recente não foi muito positiva. Recomendo que você leia este outro post: https://cadernosdeviagem.wordpress.com/2012/01/09/um-alerta/. O fato que eu conto aconteceu perto desse apartamento, na esquina da Libertador com a Tagle (veja no Google Maps). Isso não significa que eu ache a cidade perigosa, apenas exige mais atenção e cuidado dos turistas…

          • 16 Leonardo Moura 03/11/2012 às 23:33

            Ao ficar em Recoleta, para se passear em grupo para os lugares turísticos da cidade, é necessário o aluguel de um carro? O que acha? Obrigado pelas dicas!

            • 17 Wanessa 04/11/2012 às 7:24

              Oi, Leonardo! No acho boa ideia alugar carro em Buenos Aires – em nenhuma cidade grande, alis. Imagine ter de se preocupar com o trnsito e com estacionamento em uma cidade enorme e desconhecida. Com disposio, d para caminhar da Recoleta ao Centro, mas vocs podem tomar um txi, que no vai sair caro.


  1. 1 Onde ficar em Buenos Aires? Recoleta e Barrio Norte « Cadernos de Viagem Trackback em 06/10/2009 às 21:49
  2. 2 Meu segundo endereço portenho | Idas e Vindas - Crônicas de Viagem Trackback em 28/01/2016 às 8:35
Comments are currently closed.



Blogs de Viagem

%d blogueiros gostam disto: