Dossiê Peru

1-Peru 1005

Este post encerra a fase peruana do blog e resume tudo que falei sobre Lima, Cuzco, Aguas Calientes e Machu Picchu. Além de indexar os posts anteriores, deixo mais algumas informações que não falei antes. Alguns posts estão citados mais de uma vez, mas é que eu não sou mesmo muito organizada…

 

ROTEIRO: para saber quantos dias ficar em cada lugar, como fazer os deslocamentos e programar os passeios

Peru: planejando a viagem

Planejando os passeios em Cuzco

Planejando os passeios em Cuzco II: a missão

O Vale Sagrado: Ollantaytambo

A caminho de Machu Picchu

Machu Picchu: informações úteis

  

CUSTOS E DINHEIRO

Peru: planejando a viagem

Panaca! (sobre o costume da pechincha)

Um detalhe sobre o dinheiro: é preciso conferir as cédulas de dólar que se pretende levar. Principalmente em cidades menores, como Ollanta e Aguas Calientes, tivemos dificuldade de trocar cédulas de dólar que estivessem desgastadas ou rasgadas nas bordas. A nota tem de estar novinha, se não, ninguém recebe. Apenas em Lima, no último dia da viagem, consegui me livrar de uma cédula que tinha um rasguinho mínimo na borda…

 

SAÚDE

Chegada a Cuzco

Para viajar ao Peru, é preciso ter o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Essa vacina demora 10 dias para se tornar eficaz, então, é preciso tomar com antecedência. Ela está disponível gratuitamente nos postos da ANVISA, local em que também se faz o certificado internacional. Para pegar o certificado, é bom preencher o roteiro de viagem com antecedência no site da ANVISA, para agilizar o procedimento.

Acho importante ter um seguro saúde à disposição sempre que viajo. Dessa vez, não comprei nenhum, mas liguei antes para a administradora do cartão de crédito que usei na compra das passagens para me certificar de como seria a cobertura, quais os telefones de contato etc. Ainda bem que não precisei testar!

Não tivemos problemas com o mal da altitude, os efeitos foram leves, mas levei na bagagem comprimidos Cibalena-A, que combatem o problema. Não custa lembrar que um médico deve ser consultado antes do uso de qualquer medicamento desconhecido.

 

LIMA

– Passeios

Primeiras impressões

A segunda vez é sempre melhor

– Restaurantes

À mesa em Lima

– Compras e artesanato

Só uma lembrancinha

 

CUZCO

– Passeios

Planejando os passeios em Cuzco

Planejando os passeios em Cuzco II: a missão

O Vale Sagrado: Chinchero

O Vale Sagrado: Ollantaytambo

O Vale Sagrado: Pisac

City tour

San Blas

O Vale Sagrado Sul

Deixei numa caixa de comentários a seguinte mensagem sobre o guia de turismo que nos acompanhou em Cuzco:

“Eu e minhas amigas fomos muito bem atendidas pelo Sr. Carlos e achamos o preço cobrado pelos passeios (50,00 dólares p 3 pessoas pelo passeio de 1 dia) bastante justo, tanto que nem negociamos com ele (e isso indica que ainda pode haver algum desconto…).

Agora, tenho que te alertar para um detalhe: o fato de ele ser ou não guia oficial de turismo, registrado no INC, não ficou claro para nós. Primeiro, perguntamos por isso, e ele respondeu afirmativamente. Mas, quando fizemos o último passeio, no meio de uma conversa, ele deu a entender que não era guia registrado. Eu acredito que ele não seja mesmo, até porque nos disse que foi empregado de um banco por muitos anos antes de assumir a profissão de guia.

Mas isso não prejudicou em nada a qualidade do serviço. Com certeza ele poderá atendê-lo muito bem. Ao negociar, pergunte logo por todas as opções de passeio. Ele deve te oferecer 3: o Vale Sagrado “tradicional”, semelhante às excursões, o passeio pela parte Sul do Vale Sagrado, que já inclui outros sítios, como Tipón (que visitamos e é lindíssimo!) e um terceiro, para dois outros sítios (Maras e Moray), que não chegamos a fazer. O preço desse último tour era mais barato (40,00 dólares).

Bom, o contato é o seguinte: Carlos Gonzalez Gamarra
084-984756898 – e-mail: cargonga@hotmail.com

– Restaurantes

À mesa em Cuzco

– Compras e artesanato

O Vale Sagrado: Chinchero

Da mesma forma como em Lima, em Cuzco também há várias lojinhas de artesanato mais sofisticado (preço idem, claro…). Algumas delas: Pedazo de Arte (Calle Plateros, 334-B), Kuna, by Alpaca111 (Plaza Regocijo, 202, e outros endereços, inclusive no Larcomar, em Lima), Peru Artcrafts (também na Plaza Recocijo, não peguei o número). Em San Blas, perde-se a conta das lojas e ateliês!

 

AGUAS CALIENTES E MACHU PICCHU

A caminho de Machu Picchu

Machu Picchu: informações úteis

 

UMA INSPIRAÇÃO: galerias de fotos

Cores de Cuzco

Em Machu Picchu

 

NA INTERNET: blogs de viagem e sites interessantes sobre o Peru

Idas e Vindas

Viaggiando

Dividindo a Bagagem

Agora Vai

O Meu Lugar (um relato histórico) 

En Peru (em inglês. No Twitter, procurar por @stuenperu)

Cucharas Bravas (em espanhol)

NY Times (36 horas em Lima – em inglês)

 

UPDATE: PERU OFF  MACHU PICCHU

Nos últimos meses, o Viaje na Viagem publicou uma série de posts sobre a viagem do Ernesto ao Peru, passando por vários locais surpreendentes: Nazca, Paracas, Islas Balestras, Huancayo, Ayacucho e Quinua. O Ernesto passou também por Lima, onde também esteve o Edu Luz, numa viagem gourmet. Para quem quer conhecer um pouco mais do país, esses posts são a melhor fonte de pesquisa.

65 Responses to “Dossiê Peru”


  1. 1 Mauricio Oliveira 13/08/2009 às 12:07

    Parabens pelo texto e fotos!
    Ficou ótimo!!! De verdade. 🙂
    Vou divulgar no meu twitter (@aventureiros) tb.
    Adorei o blog.

  2. 2 Mauricio Oliveira 13/08/2009 às 12:13

    Ahhhh, nao achei seu Twitter aki no blog.
    Mas ja postei um tweet lá falando desta matéria.
    Sucesso sempre!!! Bjs

    • 3 Wanessa 13/08/2009 às 21:09

      Oi, Maurício!

      Espero que o blog seja útil p os seus leitores. Obrigada pela divulgação!

      Até tenho twitter, mas, como quase não estou usando, deixei privativo e não coloquei aqui. Mas é @wanessalima.

  3. 4 Silvia Oliveira - Matraqueando 13/08/2009 às 22:47

    Isso merecia virar um guia de capa dura e ser exposto nas melhores livrarias do país! 🙂

  4. 6 Lu Malheiros 16/08/2009 às 23:17

    Wanessa, ficou ótimo! Parabéns!
    Depois vou precisar de umas dicas suas para João Pessoa. Devo ir aí no final de outubro para um congresso na UFPB. Se vc tiver alguma dica de hotel – sei que é complicado para quem mora na cidade – eu agradeceria.
    Bjs,

    • 7 Wanessa 17/08/2009 às 0:05

      Obrigada, Lu!

      Sobre hotéis em João Pessoa: aqui, hotel bom é hotel novo, porque o padrão da cidade são os 3 estrelas, não tem nada muito sofisticado, não.

      O Ibis é bem novo (e esse eu visitei o quarto, é ótimo). Só fica meio distante de tudo, isolando num canto da praia de Cabo Branco. Perto dele também tem um Quality novo em folha (www.atlanticahotels.com.br).

      Outra opção é o Village (http://www.hoteisvillage.com.br/). Esse não fica exatamente à beira mar, mas é bem próximo da praia de Cabo Branco. O hotel fica no comecinho da principal avenida que liga a praia ao centro de JPA, então, para quem não vai ficar apenas pela praia, é uma localização melhor do que o Ibis e o Quality. Se bem que, se vc estiver de carro, não tem local ruim. Mesmo esses hotéis mais distantes ficam a uns 15 minutos da UFPB.

      Em Tambaú, a praia que concentra o movimento de turistas, a opção é o Atlântico (http://www.atlanticopraiahotel.com.br/site/index.php). Esse é o melhor lugar para quem pretende passear pela praia no fim de tarde ou à noite.

      Entre os mais novos da cidade, tem o Verde Green (http://www.verdegreen.com.br/). Acho esse nome tão bobo… Fica em Manaíra, uma região que, à noite, não é muito agradável… Na mesma praia, mas numa parte mais tranqüila, fica o Hardman (http://www.hotelhardman.com.br/). Esse hotel é mais antigo, mas, da última vez que visitei um quarto, estava ok.

      Acho que é isso. Se vc quiser informações sobre algum outro, me avisa.

  5. 8 Lu Malheiros 17/08/2009 às 0:19

    Nossa, Wanessa, muito obrigada!
    A universidade deve pagar a minha hospedagem. Não sei se eles farão a minha reserva ou se vão me dar um x para gastar…Carro, nem pensar; eu detesto dirigir (ok, é estranho).
    Vou pedir passagem, mas parece que será complicado conseguir. Difícil vai ser achar passagem barata!
    Depois te conto como estão as coisas!
    Valeu, bjs

  6. 9 Wanessa 17/08/2009 às 22:33

    Lu, aqui em JPA, é meio difícil se deslocar sem um carro.

    A UFPB está longe das praias (onde ficam os hotéis todos) para depender de táxi. O ideal é contar com a comodidade de um carro…

    Eu odiava dirigir – na verdade, eu tinha pânico mesmo – mas, quando voltei a morar em João Pessoa, tive de me adaptar! Hoje, até gosto.

    Passagem para JPA nunca é barato mesmo. Procura para Recife, vir de lá para cá é fácil.

  7. 10 Lu Malheiros 19/08/2009 às 21:38

    Wanessa,
    Mandei uma DM pelo twitter para ti. Dá uma olhada. Acho que eles devem avisar no seu email que você recebeu, mas , na dúvida, passei aqui pra te avisar.
    O Arthur tá organizando os contatos do pessoal do VnV e senti tua falta na lista. Passei pra ele o endereço daqui e o seu twitter, mas não tenho seu email nem dia do aniversário!
    Bjs,
    Lu

  8. 12 Arthur 26/08/2009 às 21:49

    Oi Wanessa,
    Só uma informação: quando eu fui ao Peru em 05/2008, o posto da ANVISA na Av. Graça Aranha (RJ) que emitia o Certificado Internacional NÃO estava aplicando vacinas contra a febre amarela. Como eu já tinha tomado a vacina em 2004 no CMS do Catete, não houve problema, foi só tirar o documento. Não sei se agora voltaram a aplicar, pelo menos aqui no Rio.
    Abraços!

    • 13 Wanessa 27/08/2009 às 7:13

      Arthur, Acho que o melhor jeito mesmo é procurar se informar antes sobre os locais onde é feita a vacinação, porque dever variar de cidade para cidade. Aqui em João Pessoa mesmo, sei que era possível fazer na ANVISA do porto de Cabedelo (local onde peguei meu certificado internacional), mas apenas em alguns dias da semana…

    • 14 Lu Malheiros 03/09/2009 às 0:20

      O posto da ANVISA da Graça Aranha continua sem administrar a vacina, pelo menos até fevereiro deste ano. Existem, inclusive, vários avisos na entrada e dentro do posto informando isso. Para conseguir a carteira internacional de vacinação, primeiro, tive que ir em uma unidade de saúde tomar a vacina. A enfermeira me perguntou se era para viagem internacional,disse que sim e ela anotou no comprovante de vacinação o número do lote da vacina e a data de validade. Com este comprovante é que eu fui na ANVISA.
      Abç,

      • 15 Wanessa 03/09/2009 às 20:02

        Lu, obrigada pelas informações.

        Sobre sua vinda a João Pessoa, torço para que dê certo, e a viagem saia mesmo!

  9. 16 Arthur 26/08/2009 às 21:51

    Ah, agora vi a pergunta da Lu: eu gostei muito do Tambaú Flat, bem localizado e com ótimos preços pela internet. Não pegue o apto. simples; pegue a suíte imediatamente após. Pouca diferença de preço e é muito melhor.
    Abraços!

    • 17 Wanessa 27/08/2009 às 7:19

      Arthur, Quer dizer que vc gostou do Tambaú Flat. Eu não conheço os hotéis de João Pessoa por dentro (obviedade) e meu medo com relação a ele é porque, já sendo meio antiguinho, não dá pra saber do estado de conservação dos quartos. Mas, se vc aprovou, deve ser ótimo! A localização do hotel é mesmo muito boa, fica quase de frente ao Vilage, que indiquei antes. Não achei site do hotel.

      • 18 Arthur 27/08/2009 às 21:12

        Lu e Wanessa, é http://www.littoral.com.br/tambauflat/
        Recomendo o quarto e sala, que é muito bom. (R$ 130,00 a diária) O studio, que é quarto e copa, é R$ 125,00. Ou seja, vale muito mais o apto.
        Abraços!

        • 19 Wanessa 27/08/2009 às 21:28

          Valeu, Arthur! Coloquei no Google e todos links que saíram com “Littoral”, pensei que fossem do Hotel Littoral, que é do mesmo grupo… Vou incorporar o flat às minhas dicas de hotéis na cidade daqui pra frente.

          • 20 Lu Malheiros 03/09/2009 às 0:12

            Arthur e Wanessa, Muito obrigada pela ajuda! Tô na maior correria! Parece que a universidade pagará o hotel e ELES é que devem fazer a reserva… Acho que não vai ter jeito de eu dar pitaco…Bem, a viagem sai SE o meu artigo for aceito. O resultado chega em 15 dias.
            Valeu, um abraço,

  10. 21 alvaro e adelaide 07/09/2009 às 12:35

    Wanessa,

    Parabéns pelo blog. Descobri ele em um post do “Viage na Viagem”.

    Ele será muito útil para o planjamento de nossa viagem ao Peru.

    Também temos um blog onde relatamos nossas viagens (curiosidades, planejamento e o relato). Se puderes nos visite e deixe lá seu comentário.

    Quando estiveres lá não deixe de acessar o link “relato da viagem ao fim do mundo”, que fizemos no final do ano passado e no começo deste, de moto. Agora, como disse, queremos ir ao Peru, também de moto.

    A propósito: tomei a liberdade de inserir seu blog como link lá no nosso blog.

    Abração,

    Álvaro

    nosso blog: http://alvaroeadelaidemundoafora.blogspot.com

    • 22 Wanessa 10/09/2009 às 20:58

      Alvaro,

      Obrigada pela visita! Fico feliz que o blog esteja ajudando (é esse o objetivo!). Dei uma passadinha lá no seu “Mundo Afora”. Quando atualizar o blogroll, colocarei o endereco. Viajar de moto… muita aventura!

      Um abraco!

  11. 23 Lu Malheiros 24/09/2009 às 21:01

    Wanessa, Oi! Parece que a viagem para João Pessoa vai sair!
    Tô com uma dúvida: como não devo alugar um carro, acho que é melhor ficar no Village do que no Ibis. Me parece, também, que o Village fica em um local de acesso mais fácil à restaurantes (já pensando na hora do jantar!). Estou certa?
    Ah! Mais uma perguntinha de carioca preocupada com segurança: a área do Ibis é ok? Dá para caminhar à pé sem problema? Tenho alguns colegas que estão pensando em ficar lá.
    Será que a gente consegue marcar uma microconVnVenção?
    Obrigada, bjs

    • 24 Wanessa 24/09/2009 às 22:43

      Oi, Lu!

      Claro que marcamos uma microconVnVenção!

      A área do Ibis é boa, mas meio parada. De dia, há gente caminhando na calçada da praia (de manhã, até as 8:00h, é até proibido transitar carros, para as pessoas poderem caminhar na rua também), mas à noite fica bem deserto, eu não sairia a pé (até pq lá é longe demais para ir caminhando até a parte mais movimentada da orla).

      A área do Village é melhor para vc que estará sem carro. O Tambaú Flat, que o Arthur indicou, fica quase em frente, também é uma opção.

      Seja bem-vinda!

      • 25 Lu Malheiros 24/09/2009 às 23:38

        Oi Wanessa, muito obrigada é pouco!
        A universidade é que está cuidando de tudo (socorro!) mas parece que a grana está curta para a hospedagem. O hotel indicado pelo Arthur está mais caro que o Village. Na verdade, acho que o preço do Village é que tá barato, R$99! Mandei uma mensagem para eles pedindo confirmação.
        Quando eu tiver certeza de que tudo está ok, te aviso.O congresso será de 25 a 28 de outubro. Não sei para que dia marcarão as minhas passagens…
        Ah! Você já foi para Buenos Aires? Ou eu tô confundido as pessoas?
        Bjs e desculpe o aluguel!

        • 26 Wanessa 25/09/2009 às 10:25

          Fui pra BsAs, sim! Vou começar a postar sobre essa viagem em breve… O Village está com um preço bom mesmo. Vcs vão poder aproveitar bastante. O verão por aqui já chegou! O mar está com uma cor linda e há dias em que faz um calor senegalês. Dizem que, em novembro, teremos 40°C! Espero a confirmação de sua chegada.

          • 27 Arthur 26/09/2009 às 10:44

            Essa é uma ótima época para ir a Jampa. Se bobear, daqui a pouco eu vou também 🙂 !!!!

          • 29 Lu Malheiros 29/09/2009 às 12:54

            Wanessa,
            Aos poucos parece que as coisas vão ficando menos enroladas. Te mantenho informada dos preparativos.
            Cotei com a Taxi Company o preço do transfer do aeroporto para o hotel para 1 pessoa. Você tem idéia se R$45 é um preço justo? Ou é melhor pegar um taxi no aeroporto mesmo?
            Tô te enchendo de perguntas, né? Se você cansar, avise!

            Arthur,
            Apareça!

            Bjs,

            • 30 Wanessa 29/09/2009 às 14:50

              O preço está bom. No aeroporto, provavelmente, vai sair mais caro. Eu não moro em uma área tão central, então, sempre pago bem mais no táxi. Fique à vontade pra perguntar, viu!

  12. 31 Paulo 31/10/2009 às 14:06

    Wanessa

    É preciso passaporte para viajar de Lima para Cusco de avião?

    • 32 Wanessa 31/10/2009 às 15:08

      Paulo, não precisa de passaporte.

      Para viajar do Brasil para o Peru, basta a carteira de identidade em bom estado de conservação. Dizem que ela deve ter sido expedida nos últimos dez anos, mas isso é porque se exige que a foto permita a identificação do titular. Tem de ser a carteira expedida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados (não vale OAB, carteiras expedidas por conselhos de fiscalização de profissões etc.). Com esse documento, você viaja de Lima a Cuzco sem problemas, porque não sairá do país.

      Para mais detalhes, veja aqui: http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul

  13. 33 claudia vidal 04/12/2009 às 18:42

    Oi vanessa, adorei o seu blog com as maravilhosas dicas do Peru.
    Resolvi ir de ultima hora para Lima – cusco – Machu Pichu. Já consegui os hoteis em Lima e Cusco, mas Aguas Calientes, não estou conseguindo para a data 03/01/2010. O que voce acha de chegar em Aguas calientes as 09:52 da manhã e voltar no trem das 18:10 para Ollanta, chegando as 19:45 e pegar uma condução para cusco. É fáçil conseguir essa conduçàO ?
    Es voce puder me ajudar lhe agradeço muito.
    Um abraço
    Claudia Vidal (de Fortaleza)

    • 34 Wanessa 05/12/2009 às 20:05

      Oi, Cláudia! Acho que esse seu esquema de não dormir em Aguas Calientes é bem viável, muita gente faz isso. O transporte de Ollanta para Cuzco, vc consegue fácil na estação de trem. Na verdade, vários motoristas de táxi vão brigar pra te levar! Só tome cuidado na negociação do preço, que tem de ser prévia! Se precisar de mais alguma informação, é só dizer.

  14. 35 claudia vidal 06/12/2009 às 9:37

    Oi Vanessa!
    Muito obrigada por me responder. Agora fico mais tranquila, nessa epoca do ano é um pouco complicado conseguir hotel em Aguas Calientes.
    Um abraço.
    Claudia.

    • 36 Wanessa 07/12/2009 às 8:08

      Cludia, indo em janeiro, eu me preocuparia apenas com chuva… Quando voc voltar, passe aqui pra contar como foi, ok?

  15. 37 claudia vidal 09/12/2009 às 18:58

    Oi Wanessa,ja me falaram das tais chuvas, mas agora é torcer pra não chover, nào consegui mesmo hotel em Aguas Calientes, ja fechei o hotel em Cusco, ficarei por lá do dia 31/12/09 a 05/01/10, quando irei para Lima ficando até o dia 08/01/10. Como a viagem sera bem cansativa, sair do Nordeste (de milhas da tam) já viu como vai ser, noite sem dormir, so vou chegar na tarde do dia 31/12 em Cusco, vou tirar o dia 01/01 para ficar por lá e conhecer a cidade. No dia 02/01 city tour em Cusco e arredores, domingo 03/01 Vale Sagrado e 04/01 Machu Pichu, pensei em fazer no domingo logo, mas to na dúvida. O que voce acha desse roteiro?
    Beijo.
    Claudia.

    • 38 Wanessa 10/12/2009 às 7:07

      Cláudia,

      Acho que seu roteiro está ótimo. A sua viagem até Cuzco vai ser cansativa mesmo (eu bem sei o que é sair do Nordeste para o Peru…), mas vale a pena!

      Todo mundo fala pra deixar MP por último, porque, depois de ter ido lá, o Vale Sagrado perde a graça, e eu tenho de concordar. A única vantagem que vejo em trocar a ordem dos passeios (o Vale e MP) seria você não ir tão cansada para MP, já que o city tour, passeio que ficaria na véspera, é de meio dia, e o Vale Sagrado, de dia inteiro. Mas não deixe de ir ao Vale Sagrado, porque é lindo! E acho melhor não ir “direto” pra MP, porque, nos outros passeios, a gente vai recebendo muita informação útil pra “entender” melhor MP.

    • 39 simone 18/12/2009 às 14:57

      Claudia
      Tb vou pro Peru nessa epoca, do dia 27 a 02/01/10, o MP nosso a agencia colocou pro ultimo dia, como disseram se nao perde o encanto! 31/12 vale sagrado e 01/01 MP.
      Beijo e quem sabe a gente se esbarra por lá!
      Simone

  16. 40 FH 25/02/2010 às 13:23

    Primeiramente, parabens pelo relato… também tenho um blog de viagens e sempre descrevo minhas experiencias… a ultima foi ano passado cruzar o chile de norte a sul.

    para as minhas proximas ferias, estou planejando ir a lima e cusco!

    e com ctz seu blog ja está favoritado para todo esse plenajamento.

    bjs

  17. 42 Loraine 12/04/2010 às 21:56

    Parabéns pelo blog Wanessa!
    Irei a trabalho ao Peru, mas conseguirei ir 3 dias antes pelo menos para aproveitar um pouco. Devo chegar em uma quinta a tarde e ficar até domingo em Cuzco, pretendo passear la no primeiro dia, ir pra Aguas Calietes na sexta, Machu Picchu no sabado e domingo ficar em Cuzco e voltar para Lima a noite.
    Como não terei muito tempo resolvi conhecer estes lugares somente, o que você acha?
    Gostaria de ficar mais, mas desta vez será muito breve, ainda farei Medellin e caracas na mesma semana!
    Tuas dicas serão de ótima valia!
    Abraços

    • 43 Wanessa 13/04/2010 às 19:06

      Oi, Loraine!

      Com pouco tempo como você está, eu consideraria a possibilidade de não passar a noite em Aguas Calientes, ou seja, fazer o passeio para Machu Picchu direto de Cuzco ou de Ollantaytambo. É que Aguas Calientes mesmo é um lugar que não tem nada pra fazer, é somente a base para ir a Machu Picchu.

      Se você conseguir ir na quinta-feira direto para Cuzco, poderá fazer, na sexta, o passeio pelo Vale Sagrado e dormir em Cuzco ou passar essa noite já em Ollanta (se conseguir fazer seu passeio pelo Vale terminar em Ollanta, fica ótimo!). No sábado, você tomaria o trem para Aguas Calientes e subiria a Machu Picchu; ficaria lá até o começo da tarde, voltando para passar a noite em Cuzco. Dependendo do horário do seu vôo no domingo, ainda dá pra conhecer um pouco de Cuzco nesse dia.

      Se você achar essa opção muito cansativa – e é mesmo! -, pode ficar a sexta em Cuzco, que é uma cidade deliciosa, até porque a altitude sozinha já deixa a gente bem cansada. O Vale Sagrado ficaria para a próxima, porque tenho certeza de que você vai querer voltar ao Peru!

      Qualquer coisa, vamos conversando por aqui.

      Um abraço,

      • 44 Lu Malheiros 13/04/2010 às 21:05

        Lorraine,
        Não sei quando você irá à Machu Picchu (MP), mas se for antes de junho fique atenta, pois o trem só está saindo de Piscacucho. Pelo que apurei, a cidade fica a cerca de 2h de ônibus de Ollantaytambo e a 3h de Cuzco. Pra complicar, parece que os tickets para entrar em MP só estão sendo vendidos no Instituto Nacional de Cultura em Cusco (INC) mediante a apresentação dos bilhetes (ida e volta) de trem. Os bilhetes NÃO podem mais ser comprados na entrada do parque. Já escrevi para o INC pedindo confirmação, mas até agora não recebi notícias.
        Wanessa e Lorraine,
        Não tive tempo de fazer um post sobre isso lá no Dividindo a Bagagem, mas tenho colocado o que sei nesse post aqui do VnV http://www.viajenaviagem.com/2010/03/machu-picchu-prometem-reabrir-a-ferrovia-dia-29-de-marco/
        Abs,

      • 46 Loraine 18/04/2010 às 21:27

        Oi Wanessa!
        Muito obrigada pelas dicas!Estou vendo várias possibilidades mesmo, para não cansar demais pq na segunda ja tenho que trabalhar em Lima. To vendo o trecho Lima-Cuzco pela TACA, LAN e STAR PERU, tu conhece mais alguma companhai que faz este trecho?Perdi uma super promoção da LAN semana passada, espero que volte, pois agora o preço esta bem mais salgado!
        Vi alguns pacotes fechados com todos os passeios e hotel incluso por valor acessível, achei interessante…ou você sugere fazer por conta e se aventurar mais?
        Obrigada
        Abraços

        • 47 Wanessa 19/04/2010 às 21:38

          Oi, Loraine!

          Acho que você deve levar em conta as informações que a Lu postou. Como você tem pouco tempo, e as condições de viagem para Machu Picchu ainda não estão muito claras, pode ser que contratar um pacote com uma agência seja uma opção melhor agora. Adoro viajar independente, mas, nessa situação, acho que optaria por um pouco mais de segurança. Eu procuraria pelo menos me informar com as agências sobre a situação da rota até Machu Picchu.

          Quanto às empresas aéreas, só conheço essas que você listou mesmo. Quando fui viajar, também perdi a super promoção da TAM de passagens de São Paulo para Lima por 99,00 dólares. Foi difícil me perdoar por esse vacilo…

          • 48 Lu Malheiros 20/04/2010 às 1:09

            Loraine,
            Concordo com a Wanessa, talvez fosse uma boa idéia fechar um pacote para Machu Picchu por uma agência.
            Eu peguei a promoção da TAM e precisei comprar o trecho Lima-Cusco-Lima separadamente. Foi difícil, pois estava tudo muito caro aqui no Brasil, creio que US$300! Consegui comprar pela Condor Viajes e saiu por US$ 154 na época.
            Abs,

  18. 49 Lu Malheiros 14/04/2010 às 19:17

    Wanessa,
    Acabei de deixar a mensagem abaixo no VnV:
    Escrevi para IPERU@promperu.gob.pe e eles me responderam que ainda é possível comprar as entradas para Machu Picchu em Aguas Calientes. Posteriormente – não informaram data – só em Cusco. Abaixo trecho da resposta:
    “Con relación a su consulta, le informamos que por el momento es posible comprar las entradas para el ingreso a Machu Picchu tanto en Cusco como en Aguas Calientes, pero posteriormente (aún no se ha precisado desde cuándo) sólo será posible adquirirlas en Cusco.”
    Bjs,

  19. 51 Loraine 03/05/2010 às 20:31

    Meninas,

    Consegui comprar a pssaem Lima-Cusco por U$136,00 e fechei o pacote com uma agência de lá. O pessoal foi super bacana, se precisar indicar para alguém ela chama ANDES PERU e o André é o rapaz que fez meu pacote, uma graça, super disponível para ajudar e esclarece dúvidas!
    Bom agora é só aguardar dia 03/06 e ir…..não vejo a hora!
    Obrigada por todas as dicas, foram ótimas!
    Depois escrevo para contar como foi!
    Bjs

    • 52 Wanessa 03/05/2010 às 20:35

      Ótima notícia, Loraine! Tenho certeza de que você vai adorar a viagem! Na volta, deixa o seu relato aqui, pois vai ser útil para outras pessoas que estão indo nessa época em que as condições de viagem para Machu Picchu ainda não foram 100% restabelecidas.

  20. 53 Lu Malheiros 13/05/2010 às 1:28

    Wanessa,
    A Peru Rail está organizando todo o trajeto de ônibus + trem até Machu Picchu.
    Detalhes em http://www.perurail.com/web/tper/tper_temp_services.html
    Criei vergonha na cara e fiz um pequeno post sobre o assunto.
    Você já está fazendo aquela viagem maravilhosa? Estou certa de que será ótima!
    Bjs,

  21. 54 fredin 26/10/2011 às 21:56

    ola wanessa,entao queria ver se tu sabe dizer sobre compra de camisetas calvin klein,abercrombie e outras se vc viu muito por la? a media de preço? se acha que sao originais? agradeço.

  22. 56 Luis Moreschi 07/12/2011 às 13:45

    wanessa vc n poderia falar pra mim os melhorese shoppings pra ir e tambem supermercados

    • 57 Wanessa 07/12/2011 às 18:24

      Luis, acho que não posso ajudar muito… O foco da minha viagem não foram as compras. De shopping, só fui ao Larcomar, mas lá não tem tantas lojas, é mais um shopping de lazer, com restaurantes, museu, cinema etc. As únicas lojas de lá são mais de produtos típicos do Peru. Eu fui a um supermercado que havia perto do meu hotel, no bairro de Miraflores mesmo, mas nem me lembro do nome para indicar. Quanto a isso, você não vai ter dificuldade, basta perguntar na recepção do hotel. Desculpe-me não poder ser mais específica…

  23. 58 Luis Moreschi 07/12/2011 às 13:51

    a tava esquecendo que também se vc me recomendaria alguma loja em algum shopping de eltronicos.E se vc pode me dizer se é barato

  24. 60 Luis Moreschi 08/12/2011 às 12:32

    E FORA O LACOMAR TEM UM SHOPPING MELHOR PRA COMPRES?

  25. 62 Cida 05/01/2012 às 0:36

    Wanessa, parabéns pelo relato de sua viagem, estou planejando para julho/2012. Foi de muita utilidade suas informações, e com certeza iremos seguir o seu roteiro. Uma informação, vc sabe se por ser em julho existe a necessidade de comprar os passeios antes????
    bjs
    Cida

    • 63 Wanessa 05/01/2012 às 1:37

      Obrigada, Cida! Quanto aos passeios, a oferta das agencias e muito grande e não existe limitação do numero de visitantes na maioria das atracões, por isso você não corre o risco de ficar sem lugar. A exceção e a visita a Machu Picchu, cuja entrada atualmente deve ser comprada com antecedência pela internet. Também foi instituído um limite diário de visitantes, de modo que você deve comprar o quanto antes.

  26. 64 mara magalhaes 19/05/2012 às 2:29

    Seu blog é ótimo. Deixa eu te perguntar?
    c acha que com 2mil reais eu consigo fazer uma boa viagem passando por Cuzco, (vale sagrado, sitios arqueologicos), Aguas Calientes (MP), Puno, Tacna, Arequipa e Nazca (ainda to na duvida, acho que o sobrevôo é muito caro)?? Você acha que com essa grana (excluindo passagens aereas) consigo fazer um Peru digamos assim, bem completo? Tava pensando de fazer Cuzco – Aguas Calientes pela rota alternativa, que o pessoal diz passar por Pueblo de Santa Tereza e outra cidadela que nao me recordo agora, pra ecnomizar na viagem. Também vou procurar pelos hostels mais baratos possíveis, pq minha viagem vai ser bastante econômica quanto a conforto de viagens e acomodação, que é pra sobrar bastante pros passeios… Enfim, acha que esse roteiro pro Peru tá bom com 2mil em 20dias..? Obrigada..

    • 65 Wanessa 19/05/2012 às 10:56

      Mara, acho que não sou a pessoa adequada pra resolver sua duvida… Não tenho preços atualizados, pois a minha viagem foi há 3 anos, e mesmo tendo anotado os valores dos passeios, não fiz um controle tão minucioso dos gastos do dia a dia, como alimentação, pequenas compras, gorjetas… Acho que o perfil da minha viagem foi um pouco diferente do seu, porque até fomos nuns restaurantes mais caros e o tipo de hospedagem e transporte que usamos também foram diferentes dos que você vai usar, então, não servem de parâmetro. O Peru me pareceu um país barato para viajar, mas você quer fazer um roteiro bem mais extenso do que o meu, e deslocamentos encarecem as viagens. Indico que você pesquise no fórum do mochileiros.com, para ter uma idéia mais realista dos custos de sua viagem.


Comments are currently closed.



Blogs de Viagem

