A caminho de Machu Picchu

Peru 1097

Quando estávamos planejando nossa viagem, vimos que os trens de Cuzco para Aguas Calientes se esgotam com muita antecedência, porque só há um trem por dia. Mas, de Ollantaytambo, já a meio caminho de Aguas Calientes, há vários trens por dia. Então, decidimos fazer a viagem saindo de Ollanta.

Compramos as passagens pelo site da Peru Rail mesmo. Pagamos 113,00 dólares, ida e volta. Na ida, não tomamos táxi de Cuzco para Ollanta, porque ficamos na estação depois de um passeio com nosso guia, Seu Carlos. Na volta, pagamos 50,00 soles (17,00 dólares) por um táxi para três pessoas, no começo da noite. Mas, como foi muito fácil conseguir quem nos levasse por esse preço, desconfio que deveria ter proposto um preço mais baixo…

As estações de trem de Ollanta e Aguas Calientes têm boa estrutura, com um café bem simpático para esperar a hora do embarque.

Peru 823

Pegamos o trem das 15:05h em Ollanta. Escolhemos o Vistadome, por causa do horário, mas também gostamos da idéia de ter esses janelões no teto pra aproveitar as paisagens. Os horários do Backpacker não eram muito convenientes para nós, mas acho que o trem é confortável também, afinal, ele também não é tão barato assim… Diferenciado mesmo, só o Hiram Bigham, o mais fino dos trens que fazem o trajeto até Aguas Calientes. Esse é puro luxo!

Mas quem pensa em ir no Vistadome para fazer fotos do trajeto, pode esquecer. O movimento do trem não permite muitas fotos de qualidade. Só quando o trem pára alguns instantes é que dá pra fotografar sem tremer. Mas que a vista é linda, ah, isso é! A viagem dura mais ou menos uma hora e meia e passa voando!

Peru 839

Peru 837

Peru 834

Um detalhe engraçado: na viagem de volta, no Vistadome, os comissários de bordo improvisam uma apresentação folclórica e um “desfile de moda” (isso mesmo, desfile) com roupas feitas de lã de alpaca. É meio constrangedor ver os pobres dos comissários modelando, mas as peças que eles mostram são lindas… e caras! 

Os hotéis de Aguas Calientes são um capítulo à parte. Tem o Sanctuary Lodge, hotel da rede Orient Express que fica dentro do Parque Nacional de Machu Picchu, com diárias que começam em 900,00 dólares. E tem o resto. Até há algumas opções na faixa de 300,00, 400,00 dólares, mas nós não cogitamos pagar tão caro por apenas uma noite de hotel, especialmente porque, no dia seguinte, sairíamos antes das 6:00h. Então, escolhemos um na faixa “até 100,00 dólares”. Nesse preço, suspeito que seja tudo muito semelhante. Lendo as resenhas no Tripadvisor dá pra ver que todos decepcionam, essa é a única unanimidade. E, no nosso caso, não foi diferente.  

Depois de muita pesquisa, escolhemos o Wiracocha Inn, com diária de 75,00 dólares no quarto triplo com café da manhã, servido cedíssimo, incluído. Sobre a qualidade do hotel, falo um pouquinho mais abaixo… 

Ainda no trem, ouvi um guia de viagem conversando com outros passageiros sobre os preços de hotéis em Aguas Calientes, e ele falou de valores bem inferiores ao que estávamos pagando. Com essa informação, até pensamos em fugir do funcionário do nosso hotel, que iria nos esperar na estação de trem, mas, quando vi a plaquinha com o meu nome escrito, faltou coragem. Sorte que havia um grupo de francesas junto, de modo que a sensação de estar sendo passada pra trás foi um pouco amenizada. 

Assim que chegamos à cidade, fomos cumprir nossas obrigações: comprar as passagens de ônibus para Machu Picchu (14,00 dólares) e o bilhete de entrada no parque (130,00 soles – 43,00 dólares – o pagamento tem de ser em soles). É só perguntar que qualquer pessoa informa onde ficam as bilheterias. 

Peru 843

Feito isso, eram 17:00h e tínhamos de matar o tempo até o dia seguinte, já que, em Aguas Calientes, uma cidadezinha espremida entre o Rio Vilcanota (conhecido também como Rio Urubamba) e as montanhas, não tem nada pra fazer até a hora de ir pra Machu Picchu (até existem umas fontes de água termal, que justificam o nome do lugar, mas quem quer tomar banho em águas sulfurosas?). Fizemos hora caminhando pela cidade até decidirmos ir jantar.

 São muitas as opções de restaurantes e pizzarias – até tinha anotado a dica da Renata Vieira, no VNV do ViajeAqui (ela falava para jantar no Indio Viejo, mas desconfio que queria dizer Indio Feliz) –, mas acabamos optando pela segurança da Chez Maggy, a pizzaria que já conhecíamos de Cuzco e que ficava muito perto do nosso hotel.

Eu não gosto de música típica peruana, aquela coisa das flautas e tal. Mas, no Chez Maggy, teve um showzinho típico que, por incrível que pareça, foi bem legal. Talvez por ter sido meio de improviso, talvez porque os músicos tenham demonstrado gostar genuinamente de sua arte. Ou talvez porque um desses músicos fosse o peruano mais bonito que a gente viu durante toda a viagem!

Peru 848

Quando saímos da Chez Maggy, por volta das 20:30h, o movimento nas ruas de Aguas Calientes já tinha diminuído muito, já que o dia realmente começa bem cedo por lá. Se bem que tem opções para todos os gostos: dia seguinte, às 05:45h, passamos na frente de uma boite onde a festa ainda rolava animadíssima! 

Sobre o Wiracocha Inn: depois do jantar, quando nos instalamos de verdade no hotel, constatamos que a descarga do nosso banheiro não funcionava. Rapidamente, nos trocaram de quarto. Assim que passei da porta, olhei pro teto e vi uma aranha IMENSA! ENORME! MONSTRUOSA! (Tá, tinha uns 6 cm…). De jeito nenhum que eu ia passar a noite ali! Fomos para um terceiro quarto e já pedi pro funcionário do hotel uma arm…, quer dizer, um inseticida, pra me defender desse tipo de ameaça letal. Revistamos o quarto, testamos a descarga e estava tudo ok. Só que, nessa confusão, meu celular desapareceu. Eu não sabia mais se tinha deixado no primeiro quarto, no segundo, ou se ele podia estar no meio da bagunça que tinha virado o terceiro quarto a essa altura. Depois de muita busca e da cara feia de um hóspede já incomodado com o barulho no corredor, o telefone foi localizado, e nós pudemos dormir em paz.

22 Responses to “A caminho de Machu Picchu”


  1. 1 Camila 04/08/2009 às 8:38

    Wanessa, não lembro agora do preço do hotel, mas eu paguei bem abaixo dos 100 dólares! À primeira vista até que parecia não ser ruim (se bem que eu cheguei lá bem tarde, sob chuva…), mas o quarto estava empoeirado, parecia que tinha sido limpo há algum tempo. 😦 Mas foi só o tempo de tomar banho e dormir mesmo. Eu viajei no Backpacker e tanto na ida quanto na volta eu estava tão cansada que nem me lembro se ele era confortável. hehe

    Apesar do movimento do trem, você conseguiu ótimas fotos!

    Beijos!

  2. 2 Wanessa 04/08/2009 às 21:05

    Oi, Camila!

    Pois é… Eu e a minha mania de sempre viajar com hotel reservado, tudo certinho… Acho que deveria ter pego os nomes e endereços dos hotéis melhorzinhos na internet e deixado pra acertar o preço lá mesmo, depois de olhar o quarto. Nessa viagem, dava pra fazer isso, especialmente não sendo alta temporada.

    Mas também não pagamos os 100,00 dólares, fechamos por 75,00, o quarto triplo. Essa referência de 100,00 dólares foi um valor aproximado das diárias que encontrei em minhas pesquisas em hoteis parecidos (pelas fotos) com o nosso.

    Verdade seja dita: pelo menos no nosso hotel, as camas eram confortáveis, e os quartos não tinham cheiro de mofo, o que deve ser raro, em se tratando de um lugar tão úmido.

    Ah! Pelo menos uma ou outra foto tinha de se salvar, de taaantas q tirei…

    Bjs.

  3. 3 Otavio 07/08/2009 às 23:26

    Ola …
    Estou apssabndo aqui para lhe dar os parabens pelo Blog!
    Viajei para o Peru em abril/2009 e o roteiro foi bem parecido com o seu! Viagem excelente, que me deixou recordações incontaveis!

    Embora eu tenha relatado minahs experiencias de viagem em meu blog também, creio q voce descreve-os com mais detalhes!
    Novamente parabens ….

    • 4 Wanessa 08/08/2009 às 9:38

      Obrigada pela visita, Otávio!

      Deu uma olhada no seu blog e já deu pra perceber que a sua viagem foi muito mais abrangente do que a minha. Ainda preciso voltar ao Peru para conhecer outras regiões além do Vale Sagrado, como o Cânion do Colca, Nazca, o Lago Titicaca. Fiquei curiosa pra saber como terminou a sua viagem depois do furto do passaporte.

  4. 5 Arthur 09/08/2009 às 18:28

    De fato, há esse “desfile” dos “trem-moços” na volta da viagem. O que um trabalhador tem que fazer para manter o emprego… Lembra até aquelas capas ridículas da TAM que o pessoal de balcão era obrigado a usar, há uns 3 ou 4 anos. Parecia fantasia de carnaval (superhomem, Drácula)…
    Outro aspecto interessante da viagem é que, como Cusco fica num vale e Machu Picchu tb, o trem vai fazendo um ziquezague até chegar ao cume (anda p/ cima, entra num desvio, dá ré p/cima, entra em outro desvio, anda p/ cima e por aí vai…)
    Abraços!

    • 6 Wanessa 09/08/2009 às 23:04

      Nossa, Arthur, o tal desfile é um momento totalmente “vergolha alheia”!! Coitados deles, não têm escolha… Mas eu não me lembro dessas “capas” da TAM, não. Ainda bem! rsrsrs

  5. 7 Gustavo 02/07/2010 às 21:47

    Pessoal, vocês sabem o horário de funcionamento do sítio arqueológico de Machu Picchu.

    Obrigado.

  6. 8 Adriano Trajano 11/08/2012 às 0:22

    Wanessa, estou meio inseguro quanto ao horário de ir a MP. Há quem diga que o ideal é dormir em AC e acordar cedo parar ver o nascer do sol e pegar o parque vazio, e há quem diga que fazer o famoso bate e volta é tranquilo.
    Vou em setembro e cada vez que leio me empolgo com a viagem, mas mais duvidas surgem rsss.

    • 9 Wanessa 11/08/2012 às 9:06

      Oi, Adriano! Eu sou do time que prefere ir dormir em Aguas Calientes na noite anterior pra chegar cedinho a Machu Picchu. Essa semana mesmo estava conversando com uma das amigas que me acompanhou nessa viagem, e para nós, foi muito legal ter subido cedo, a tempo de ver as ruínas mais vazias e de acompanhar a chegada dos grupos que tinham feito a famosa Trilha Inca (eles chegam a Machu Picchu bem no comecinho da manhã). Que dá pra fazer um bate e volta, isso dá, e deve ser tranquilo mesmo, mas eu acho que MP é o auge da viagem e vale um sacrificiozinho… Suas outras dúvidas serão bem-vindas!

  7. 10 Adriano Trajano 27/08/2012 às 21:36

    Obrigado Wanessa!!!
    Vou fazer isso mesmo e já estou com tudo reservado, faltam poucos detalhes e pouquíssimos dias. Rsss

  8. 11 Pam 16/11/2012 às 12:21

    Pessoal

    Estou indo em Dezembro e como a maioria, vou dormir em Águas Calientes.
    Vocês indicam algum hotel?

    Abraços

  9. 13 Alexandre 14/05/2013 às 23:25

    Estou querendo fazer o passeio pelo Vale SAgrado até Ollanta e de la tomar o trem para Águas Calientes. Gostaria de já comprar o bilhete do Vistadome, mas estou em dúvida sobre os horários dos passeios. Sabe a que horas costumam terminar os tours em Ollanta? Na volta, qual o melhor horário para pegar o trem de volta para Cusco?

    • 14 Wanessa 15/05/2013 às 7:11

      Alexandre, eu não sei dizer com precisão o horário que terminam os passeios organizados pelas agências, porque, como contratei um taxista, organizamos com ele os passeios do dia para terminarmos em Ollanta uma meia hora antes da saída do trem. Mas acredito que as excursões estejam em Ollanta no meio da tarde, a partir das 15:00h.
      O horário do trem da volta depende da hora que você vai chegar a Machu Picchu e de quanto tempo quer ficar por lá. Eu cheguei cedo, logo na abertura do parque, e saí de lá às 14:00. Ainda almocei em Aguas Calientes antes de pegar o trem.

  10. 15 Vivian 26/06/2013 às 23:07

    Wanessa, primeiramente, obrigada pelas suas dicas. Está nos ajudando e muito.
    Tenho uma dúvida: sei que vc acha que vale a pena dormir em águas calibres no dia anterior. Mas e após MP, o que vc recomenda? Mais uma noite em AC ou voltar direto para Cuzco?
    como você fez com as malas? Deixou no hotel e pegou depois do passeio antes de sair de AC?
    Obrigada mais uma vez.

    • 16 Wanessa 27/06/2013 às 6:38

      Oi, Vivian!
      Levei apenas uma mochila pequena para Aguas Calientes (deixei a mala maior em deposito no hotel de Cuzco). Essa mochila ficou no hotel em Aguas Calientes durante o passeio e fui buscá-la antes de pegar o trem.
      Retornei para Cuzco no mesmo dia da visita a Machu Picchu.

  11. 17 Vivian 26/06/2013 às 23:09

    Desculpe me pela correção automática. Rs
    “Águas Calientes”.

  12. 18 lilian azevedo de moraes 30/06/2013 às 21:22

    Oi,Wanessa
    Sou eu de novo.
    Depois de inúmeras tentativas consegui comprar as entradas para Machu Picchu pelo site,mas como faço para receber os tickets ? Retiro lá ? Eles enviam por email ? Posso retirar em Lima ?
    Obrigada desde já,Lilian

  13. 20 karol Lima 24/10/2014 às 19:33

    oi
    Estou querendo viajar a Cusco, com um grupo de 40 pessoas, em julho de 2015
    gostaria de saber se você pode me informar uma agencia de turismo para q eu possa comprar entradas p Machu Picchu…??


  1. 1 Dossiê Peru « Cadernos de Viagem Trackback em 12/08/2009 às 22:43
  2. 2 Blog do Márcio d'Ávila » Peru 2010 – Machu Picchu Trackback em 25/07/2014 às 10:10
Comments are currently closed.



Blogs de Viagem

