City Tour

Quando começamos a planejar nossos passeios em Cuzco, a idéia era evitar os passeios do tipo excursão, pelos motivos que expliquei aqui e aqui. Então, o City Tour, que é o primeiro passeio que todo mundo faz em Cuzco, acabou ficando para o terceiro dia da cidade, depois que já havíamos visitado o Vale Sagrado. E fizemos esse tour de ônibus mesmo, pois nosso guia, Seu Carlos, estaria ocupado nesse dia e também não encontrou outra pessoa que pudesse nos levar. Então, já cansadas de procurar táxi na praça, acabamos nos convencendo a pegar o ônibus, até pra ver a diferença da excursão para o nosso passeio personalizado do dia anterior.

Quanto à qualidade do passeio em si, não há comparação. Ter de fazer o tour com mais 30 pessoas (ou bem mais, se contarmos que vários ônibus saem no mesmo horário), com um guia que, por mais que se esforçasse, mal conseguíamos ouvir, por causa do barulho dos outros guias e dos turistas, não foi tão agradável quanto termos um guia-motorista particular.

Para mim, uma das grandes vantagens de fazer o tour de táxi foi a liberdade para ficar o tempo que queríamos em cada lugar. Na excursão, passei a tarde inteira correndo atrás do grupo, já que eu sempre queria tirar mais fotos, de preferência, depois que o povo já tivesse desocupado o cenário…

O preço do passeio oferecido pelas agências varia de 15,00 a 25,00 soles (5,00 a 8,33 dólares). As diferenças entre as várias agências são duas: algumas oferecem o guia apenas em espanhol, outras, em espanhol e inglês; algumas incluem a Catedral no passeio, outras não.

Um resumo do City Tour:

1) Qoricancha 

Peru 675

Peru 685

 2) Sacsayhuaman

Peru 692

Peru 705

Peru 714

3) Qenqo 

Peru 721

4) Puca Pucara

Peru 729

Peru 730

Peru 734

5) Tambomachay 

Peru 737

Peru 740

16 Responses to “City Tour”


  1. 1 Alessandro A. 24/06/2009 às 16:16

    Wanessa, belas fotos!! Elas me deixaram com a maior vontade de conhecer Cuzco. 🙂

    • 2 Wanessa 24/06/2009 às 19:48

      Obrigada, Alessandro! Fotos de Cuzco não fazem nenhuma justiça ao lugar. De perto, é tudo muito mais bonito!

  2. 3 Lu Malheiros 25/06/2009 às 13:10

    Lindas fotos! A do arco-irís está demais!
    Bjs

    • 4 Wanessa 25/06/2009 às 21:51

      Lu, obrigada! Achei linda a vista de Puca Pucara (as ruínas mesmo não são muito interessantes…). Pena que a gente já chega lá com a luz tão baixa, quase anoitecendo.

  3. 5 Arthur 30/06/2009 às 20:43

    Tambomachay é um belo lugar para tirar uma foto do pôr do sol!
    Abs

    • 6 Wanessa 30/06/2009 às 20:58

      Arthur, confesso que tava TÃO cansada quando chegamos a Tambomachay que quase não fui até o local onde ficam as fontes propriamente ditas. Aquela caminhada do estacionamento até as fontes foi loooonga… Além disso, estava frio, meu casaco não foi muito eficiente… Acabei não prestando muita atenção no lugar e nem me interessei para fotografar direito. O que o incômodo não faz com uma pessoa, né? Mesmo assim, ainda deu para perceber que o lugar é bem bonito, acho que ir mais cedo, de manhã, deve ser muito legal!

  4. 7 Sandra Marques 15/12/2011 às 22:06

    Em meu pacote tenho um dia Livre em Cuzco e lima. Seria Legal saber quais locais são mais interessAntes para visitar primeiro. Onde achate teu guia em Cuzco? Será que conseguimos nos fazer entender sem o guia? Meu PORTu NHOL não é dos melhores.

  5. 9 Sandra Marques 15/12/2011 às 22:07

    Tu fizeste as Linhas de Nazca?

  6. 11 Polliana 03/01/2012 às 17:08

    Wanessa, dá para comprar o “ingresso” para o City Tour (e o Boleto Turístico) antecipado ou é fácil comprar qnd chegarmos no Hotel?
    É que estou com o prazo curtíssimo e devo chegar no hotel por volta de meio dia. Gostaria de fazer esse city tour no mesmo dia. Acha possível?

    • 12 Wanessa 03/01/2012 às 19:57

      Acho q da para fazer no mesmo dia da chegada, sim, Polliana! Todas as agencias oferecem o mesmo servico e ficam concentradas nos arredores da Plaza de Armas, entao voce consegue resolver tudo rapidinho. Quando eu estive lá, não tinha como comprar o boleto com antecedência, tinha de ser lá. Mas isso foi em 2009, pode ser que algo tenha mudado (as entradas para Machu Picchu, por exemplo, hoje devem ser compradas com antecedência pela internet). O seu hotel talvez possa ajudar nessa parte também.

      Enviado via iPhone

  7. 13 Estefania 03/07/2013 às 9:55

    Wanessa,
    Eu e meu namorado vamos a passar so 3 dias em cusco, um no macchu pichu e outro no vale sagrado, por isso que gostaria aproveitar ao máximo o tempo, pelo que pense em fazer no dia da nossa chegada a cusco o city tour. A gente chega a 12h no aeroporto de cusco, você acha que ainda da tempo de fazer o city tour ainda nesse dia? quanto demora mais o menos o city tour? e a que horas começa a ficar oscuro em cusco a tarde?

    Muito obrigada e ótimo blog, esta me ajudando muito no planejamento do meu viaje!! abraço

    Estefania

    • 14 Wanessa 03/07/2013 às 20:22

      Olá, Estefania!
      Eu acho que, com tão pouco tempo, preferiria usar a primeira tarde em Cuzco para conhecer a cidade mesmo, já que seus outros dois dias serão bem cheios, e você nem vai ter tempo de passear pelas praças, visitar as igrejas, o bairro de San Blás… Nessa tarde, você pode ir de táxi até o Qoricancha e Saqsaywaman, que são os pontos mais interessantes do city tour. O resto é dispensável, considerando seu pouco tempo. Não sei de onde você é, mas, para os brasileiros, que não estão acostumados com a altitude de Cuzco, o começo da viagem sempre é muito cansativo, o que é mais um motivo para não exagerar nos passeios no primeiro dia.
      O pôr do sol em Cuzco hoje foi em torno das 5:30, 6:00 da tarde (fonte: http://www.wunderground.com/global/stations/84686.html). Não sei qual a época da sua viagem, mas também Cuzco não está tão longe assim da linha do equador, não deve ter muita variação durante o ano. Para as caminhadas na montanha, por experiência própria, dá para confiar na luz até uma 5:00 da tarde, se você estiver do lado oposto ao que o sol se põe.
      Se surgirem outras dúvidas, fique à vontade!

  8. 15 Henrique 12/01/2015 às 10:03

    Boa tarde Wanessa, obrigado pelo blog, realmente bem detalhado….

    Pretendo ficar 4 dias em Cuzco, o que me sugere não fazer para economizar tempo?
    Preciso comprar com antecedência o ingresso para ir a Machu Picchu, já que tem um número limite de visitantes ao dia?
    Obrigado


  1. 1 Dossiê Peru « Cadernos de Viagem Trackback em 13/08/2009 às 0:13
Comments are currently closed.



Blogs de Viagem

